Pioneiro em oferecer serviços tecnológicos e inovadores, o cemitério, crematório e funerária Morada da Paz busca fazer da internet um local de compreensão sobre o luto com a plataforma Morada do Cuidado. A iniciativa, desenvolvida com a curadoria de psicólogos especialistas na área, reúne conteúdos em diversos formatos com o objetivo de guiar pessoas que lidam com a morte de um ente querido na vivência do luto.
Prestes a completar um ano de lançamento, o Morada do Cuidado, que tem acesso gratuito, já foi visitado por mais mil usuários que buscam se aprofundar no assunto, através dos 15 módulos em vídeo do “Programa de Apoio à Vivência do Luto”, além de contar com mais de 40 mil acessos aos artigos do site “O que fazer em caso de morte”. Demonstrando, assim, a relevância social do projeto.
“Não existe uma cura para o luto ou um tempo adequado para vivê-lo, cada luto é único, mas iniciativas como o Morada do Cuidado fazem com que as pessoas enlutadas vivenciem uma sensação de pertencimento, o que dá apoio para elas experienciarem esse processo de forma mais positiva”, explica Mariana Simonetti, psicóloga especializada em luto do Morada da Paz.
A psicóloga explica ainda que o luto é um processo natural, mas também pode ser doloroso. Por isso, contar com apoio emocional e psicológico pode ser fundamental para lidar com a perda. Outro ponto citado por Simonetti é que, além de tudo, esse momento ainda pode causar uma intensa sensação de solidão nos enlutados. Dessa forma, é muito benéfico poder contar com plataformas que podem atuar como comunidades e entender que existem mais pessoas passando pela mesma dor.
Na plataforma, além dos vídeos e artigos, os usuários podem conhecer também projetos já consolidados do Morada da Paz, como o grupo de escuta “Chá da Saudade”, que reúne mensalmente clientes e familiares enlutados para compartilhar suas experiências com o acompanhamento de uma psicóloga, e a “Turma do Vilinha”, projeto que se propõem a conscientizar pais e responsáveis a como falar sobre a morte e vivência do luto com as crianças, utilizando recursos lúdicos, como livros e jogos.
Para acessar os conteúdos e saber mais sobre a plataforma, acesse:
Deixe um comentário